Dra. Terezinha Rêgo

Republicando aqui o artigo, pela intensa procura dos leitores do blog ultimamamente. E é sempre bom saber que as boas coisas deste país ainda são, pelo menos pelo povo, valorizadas de alguma forma.

Tem tanta gente por este Brasil fazendo coisas maravilhosas e que poucos de nós ficamos sabendo. O exemplo desta mulher é inspirador.

Terezinha Rêgo: 45 anos dedicados à flora medicinal maranhense 
 
Reconhecida internacionalmente a doutora em Botânica e Fitoterapia, Terezinha Rêgo, 74 anos, mostrava interesse pela flora desde cedo. Aos oito anos ficava horas e horas observando as dálias cultivadas pela mãe no jardim da família (Casarão 151, Rua da Paz).

Quando teve que escolher uma profissão, não pensou duas vezes: Farmácia. O curso foi concluído em 1957 passando a trabalhar, inicialmente, nas invasões e periferias de São Luís. Foi nesse período que nasceu a sua preocupação com as pessoas que vinham do interior acostumadas a tratar doenças com ervas e que na capital não encontravam as mesmas plantas.

Em 1960, ela se afasta desse trabalho e migra para São Paulo afim de fazer seu doutorado em Botânica Geral. Ao retornar, em 1965, a fitoterapeuta recomeçou em uma invasão chamada Padre Xavier e incentivava a comunidade a plantar ervas medicinais. “Quando eu voltei do doutorado, fiz também concurso para professora da Ufma e fui aprovada. E passei a me dedicar totalmente à pesquisa”, completa Terezinha Rêgo.

Especialista em Botânica, por Havana (Cubana), a fitoterapeuta pesquisa há mais de 45 anos a flora medicinal maranhense e vem dando ao longo desses anos contribuição inestimável ao estudo das plantas medicinais, inclusive muitas já sendo produzidas em hortas comunitárias para fabricação de medicamentos largamente utilizados na sociedade maranhense, especialmente nas comunidades quilombolas.

A doutora Terezinha Rêgo é uma profissional com inúmeras homenagens e prêmios nacionais e internacionais, em razão dos seus grandes trabalhos e pesquisas científicas. Recentemente, a fitoterapeuta representou o Maranhão na Câmara de Comércio Brasil/China, onde recebeu homenagem e reconhecimento pelo envio de três medicamentos produzidos à base de ervas para o combate à pneumonia asiática na China. “Sinto-me muito feliz de ter ajudado de alguma forma para amenizar o drama chinês. É muito gratificante ver o Maranhão e o meu trabalho reconhecido”, externou.

Os remédios produzidos por Terezinha Rego foram o xarope de urucum (Bixa orellana), indicado no tratamento da pneumonia e tuberculose; a tintura de assa-peixe (Vernoinia ruficoma), uma erva originária da Baixada Maranhense, própria para a amenização dos efeitos da asma, bronquite e efisema pulmonar; e a essência de cabacinha ( Luffa operculata), empregada em casos de sinusite, renite e adenóide.

A pesquisadora também colaborou no Acre, município de Xapuri, com cursos para agentes de saúde; na Inglaterra, onde expôs suas experiências no Museu Botânico e já foi incluída até no livro “Quem é quem no mundo”.

Hoje, Terezinha Rêgo coordena o Programa de Fitoterapia, na UFMA (Universidade Federal do Maranhão), visando à melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades e presta atendimento no seu consultório no Campus da Ufma. Em São Luís, trabalha para as comunidades da Vila Padre Xavier, São Bernardo, Colégio Liceu Maranhense, Colégio Pequeno Príncipe, Colégio Gonçalves Dias, Casa da Família Rural da Maioba e Pirâmide. O seu trabalho estende-se também aos municípios de Alcântara, Cururupu, Cajapió, Governador Nunes Freire, Itapecuru, Lago da Pedra, Presidente Dutra e Timbiras.

Vale dizer que a doutora Terezinha Rego contribui ainda para assistência aos portadores de doenças sexualmente transmissíveis. Os portadores de DST’s utilizam 12 medicamentos fitoterápicos preparados pelo programa de Fitoterapia. “Não é a cura da Aids, mas esses medicamentos, sem dúvida, trazem alívio às doenças invasoras”, concluiu a fitoterapeuta.

Mais informações:

Consultório da Dr. Terezinha Rêgo
Contato: (98) 2109 8524; 2109 8527; 2109 8525

E-mail: t.rego@elo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: